Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosComportamentalA melhor dica sobre mindset para o Day Trade

A melhor dica sobre mindset para o Day Trade

É muito comum receber certos tipos de perguntas, seja por e-mail ou nas redes sociais, com questionamentos que me remetem ao meu início como trader autônomo.

Um estilo de pergunta muito frequente é aquele em que o trader iniciante busca um opinião, uma análise de alguém mais experiente nesse universo do trading. São dúvidas como: “o que você acha da PETR4? E do IND ou do DOL?”.

Normalmente, quem faz esse tipo de pergunta está querendo uma análise do ativo em uma janela específica do mercado, seja porque ele está posicionado e está ansioso em saber se o mercado andará a favor ou contra sua posição, ou porque está de fora e deseja ter um ponto de entrada certeiro que aumente significativamente as chances de o trade dar certo.

Em ambos os casos, o que há de comum é que o trader, movido pela emoção e pela ansiedade de fazer dinheiro no mercado, deseja abrir uma posição em um momento específico, particular, de acordo com o que sua análise individual está projetando. Neste momento, ele se fecha para o que de fato acontece no mercado e se isola em uma visão individualista, desconsiderando todo o coletivo que, assim como ele, está operando aquele ativo.

Quando você cria esse tipo de relação com o mercado, isto é, uma relação de projeção do futuro, você restringe a profundidade de sua análise, condicionando-a a determinados eventos que não necessariamente estão refletindo o timing do mercado.

Quando digo timing me refiro ao coletivo do mercado. É de fundamental importância você considerar a participação dos demais operadores em seus trades, porque o coletivo do mercado é a principal força para gerar deslocamento de preço. Em outras palavras, o resultado da sua operação depende da presença de outros players atuando na mesma direção.

Melhorando o entendimento

Para que você compreenda o que eu quero dizer com “timing” do mercado, costumo usar o exemplo da pessoa que pula corda: quando ela está de fora e deseja entrar na brincadeira, antes de tudo observa por algum tempo o ritmo de quem está batendo corda para aí sim entrar na brincadeira. Ou seja, é a pessoa que entra no ritmo da corda, e não o contrário.

No mercado é a mesma coisa. Sempre que você está analisando uma oportunidade, reflita se de alguma forma o conjunto de variáveis está considerando o comportamento coletivo do mercado no momento presente.

Se o conjunto de variáveis que você utiliza para determinar uma oportunidade se restringir a uma vertente puramente individual, são grandes as chances do seu trade dar errado porque você não estará considerando a força e o apetite do mercado.

Como sincronizar seu timing ao do mercado

Eu só consegui “bater no mesmo bumbo” do mercado quando passei a operar Tape Reading. Isso aconteceu porque a essência desta técnica de análise está em observar o envio de ordens dos demais participantes de mercado e as consequências que estas ordens provocam no preço. Logo, o Tape Reading me forçou a considerar o coletivo do mercado em meu operacional.

Aliás, digo com convicção que esta técnica abriu meus horizontes operacionais, pois me deu a oportunidade de me colocar em uma condição de estar totalmente disponível para o mercado, de perceber o seu timing e, assim, melhorar minhas entradas de acordo com o que ele me mostra e não com o que eu gostaria que acontecesse.

Esse tipo de mentalidade gerou uma enorme mudança de mindset e me permitiu enxergar oportunidades antes obscuras, porque deixei de querer adivinhar o futuro para reagir ao que está acontecendo no presente.

Este é o insight que hoje gostaria de deixar a você leitor: para ganhar dinheiro no mercado, não é preciso adivinhar o que acontecerá no minuto seguinte. Basta reagir aos momentos em que o coletivo estiver atuando.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes


Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.