Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosInicianteAs 4 Habilidades de Sucesso no Day Trade

As 4 Habilidades de Sucesso no Day Trade

Você já se questionou sobre o que é o trading? Indo um pouco além na pergunta, já indagou o que os traders vencedores têm de diferente dos demais?

Em minha opinião, o trading não é apenas uma operação para se ganhar dinheiro. Trading é um conjunto de habilidades que permitem uma pessoa, o trader, negociar com maestria na Bolsa de Valores. O trader só ganha dinheiro se reconhecer boas oportunidades e ter a atitude de fechar o negócio (a compra/venda do ativo). Caso contrário, de nada adiantará ele estar no mercado.

Pois bem, se o trading é um conjunto de habilidades, temos que saber de antemão quais são elas para então traçarmos um plano ou programa de desenvolvimento que nos leve ao objetivo pretendido.

Para mim, são 4 (quatro) as habilidades que um trader deve constantemente desenvolver: analítica, operacional, gerencial e emocional.  No artigo de hoje, falarei das duas primeiras, pois são as mais importantes e mais difíceis de desenvolver.

Espero conseguir desmistificar alguns conceitos erroneamente propagados no mercado, de modo que você tenha em mãos um passo a passo que o permita evoluir com eficiência e segurança ao longo de sua trajetória no mercado.

Assim sendo, convido você, leitor, a seguir comigo. Preparado?

Por onde começar?

A primeira habilidade a ser desenvolvida é a habilidade analítica, que nada mais é do que sua capacidade de análise, isto é, de entender o que está acontecendo no mercado. É fundamental que você consiga interpretar o que está acontecendo no mercado, para então reconhecer se o momento oferece ou não uma oportunidade de fazer dinheiro. Sem este discernimento, você corre o risco de fazer trades sem sentido (sem motivação relevante), prejudicando as chances de assertividade da operação.

Quando você está com a habilidade analítica apurada, passa a ser capaz de interpretar os eventos do mercado, de modo que enxerga com exatidão a causa de certos movimentos, para então aproveitar-se de sua continuidade. A este fenômeno damos o nome de lógica operacional.

E como é que eu consigo desenvolver habilidade analítica?

Minha sugestão para quem está iniciando no trading e deseja desenvolver habilidade analítica é fazer uso do replay de mercado. Quando digo “replay” de mercado, me refiro ao ato de assistir o mercado fora do horário normal de negociação.

Atualmente, as melhores plataformas contam o recurso do replay de mercado. Outra opção é gravar vídeos de mercado em tempo real e assisti-los mais tarde.

O objetivo do replay é fazer com que você treine seus olhos para identificar com clareza os eventos com potencial para deslocar preço no mercado. Para isso, separe trechos de mercado que contenham intensa movimentação e atente-se para tudo que aconteceu: qual o catalisador, quais os participantes envolvidos, como foi essa participação, o tamanho das ordens enviadas ao mercado, a frequência de execução e o tipo de oportunidade que o mercado apresentou.

Quando notar que está conseguindo ler e interpretar o movimento, é chegada a hora de treinar sua forma de atuação, ou seja, de desenvolver habilidade operacional. Afinal, no trading, não se faz dinheiro no trade apenas com análise; é preciso que você opere de verdade, que “click” e atue efetivamente no mercado.

Neste primeiro momento, faça uso de uma conta simulada (simulador) que te permita enviar ordens ao mercado e que dê condições de avaliar a eficiência de sua análise. 

E por que fazer isso no simulador? Para que você não tenha outros custos, senão o da plataforma e o de tempo. Vejo muitas pessoas desdenharem que não há emocional envolvido no simulador, mas na verdade esse tipo de pensamento mais atrapalha do que ajuda. Operar no simulador significa colocar à prova o desenvolvimento de sua habilidade analítica. É claro que não há emocional envolvido e nem deve haver, pois o objetivo aqui é atestar o seu aprendizado, e não a sua capacidade de fazer dinheiro.

Sempre comento que se houvesse simulador em tempo real como os que são oferecidos hoje pelas plataformas operacionais, eu teria um aprendizado bem menos custoso. Portanto, não arranje desculpas para antecipar etapas, foque o seu desenvolvimento. Se você assim o fizer, daqui um tempo olhará para trás e verá o quanto poupou de tempo e dinheiro no mercado.

E qual o objetivo de aprimorar sua habilidade operacional? A ideia nesta etapa é que você crie familiaridade com a plataforma, ganhe agilidade de manuseio e identifique as ferramentas que mais beneficiam o seu estilo operacional. 

Muitos iniciantes tendem a ignorar essa necessidade.  Porém, quem desenvolve habilidade operacional, por conta do ganho em termos de agilidade, acaba ganhando e preservando mais dinheiro (da mesma forma que você passa a entrar mais rápido em uma operação, você também passa a stopar mais rapidamente, atitude esta que faz uma grande diferença no resultado final).

Como devo me planejar para desenvolver habilidade analítica e operacional?

Primeiramente, será necessário que você assine uma plataforma que permita rodar replay de mercado e conta simulada ao mesmo tempo. De posse da plataforma, separe as 2 (duas) primeiras horas de 3 (três) dias de mercado.

Anote tudo o que ocorreu e separe 25 (vinte e cinco) minutos para treinar habilidade operacional (entrada, saída e stop).

Repita esse processo por mais duas vezes e registre tudo o que considerar relevante. Eu garanto que, ao final desses 9 (nove) dias, você já notará uma significativa mudança no operacional.

Hora de ir para o jogo!

Não adianta ficar só treinando. Depois de aprimorar suas habilidades analítica e operacional na modalidade replay (fora do horário normal de negociação da Bolsa), é chegada a hora de acompanhar o mercado em tempo real. É imprescindível que você tenha tempo disponível para isso.

Mesmo que esteja acompanhando o pregão regular, é viável operar uns dias ainda no Simulador para se ambientar com a pressão do tempo real. O importante é que você saia da zona de conforto e viva a experiência como, de fato, ela é. Ficar somente analisando não fará você sair do lugar. Para ilustrar o que estou falando, costumo usar o exemplo do melhor jogador de futebol do mundo: você pode assistir todos os jogos do Cristiano Ronaldo, compreender como ele corre e bate na bola, mas se não for para o campo, jamais se aproximará do nível dele.

Participar do mercado em tempo real é essencial para o seu desenvolvimento. Neste início, o foco tem que estar na construção da lógica operacional, através do desenvolvimento das habilidades já citadas, analítica e operacional.

Caso consiga êxito nesta terceira etapa, é chegada a hora de migrar para a conta real e desenvolver as habilidades faltantes (gerencial e emocional). Contudo, é extremamente necessário percorrer com maestria as etapas anteriores. Este processo é essencial, já que é ele que o colocará no próximo patamar: ter plena confiança na sua capacidade de fazer dinheiro no mercado.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes


Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.