Artigos > Comportamental > Como evitar Grandes Perdas no Day Trade?

Como evitar Grandes Perdas no Day Trade?

O tema do artigo de hoje se refere a um assunto muito importante no Day trade, mas muitas vezes ignorado pela maioria dos operadores: a alavancagem. 

A motivação para escrever sobre este tema surgiu por duas razões: a primeira é o grande número de perguntas que a Scalper tem recebido questionando o quanto de dinheiro é preciso deixar na corretora ou valor inicial necessário para começar operar. Já a segunda se refere à possibilidade desse sistema de alavancagem conduzir o trader ao fator all-in no intraday (é provável que você nunca tenha ouvido falar neste fator, mas você já pode ter entrado nele sem perceber).

Mas antes de adentrar especificamente nessas questões, é preciso trabalhar o conceito de margem operacional. Para esclarecer, margem é aquele valor que a corretora exige para você operar o lote mínimo de um determinado ativo. Atualmente, tem sido comum as corretoras exigirem margens cada vez mais reduzidas, o que tem aumentado consideravelmente o número de participantes no mercado. Em contrapartida, esse acesso facilitado também se mostra perigoso, na medida em que os novos participantes se mostram carentes de informações básicas.

Com o intuito de demonstrar o conceito de margem, imagine a seguinte situação: uma corretora exige um depósito mínimo de R$ 50,00 para você operar 1 (um) minicontrato de dólar (WDO). Se você depositou apenas essa quantia, no primeiro stop que você tomar, você já estará fora do jogo, porque perdeu o mínimo que a corretora exige.

Como realizar o gerenciamento de risco financeiro

Toda gestão de risco parte do princípio de evitar que o pior aconteça. Em se tratando de trading, o maior risco é perder todo o capital disponível para a atividade e ficar sem operar. Sendo assim, é fundamental que você tenha bom senso quando colocar dinheiro no Day Trade.

Mesmo que o intuito seja proteger o capital, deixar apenas o mínimo necessário para operar vai te gerar ainda mais pressão por resultados, já que você não terá margem para erros (se eventualmente a operação der errado, não haverá espaço para novas oportunidades no mercado).

Sabendo disso, é prudente que o trader disponibilize sempre um pouco a mais do valor mínimo exigido pela corretora, de modo que ele possa ter a chance de realizar ao menos 3 (três) operações no dia (quando você aumenta o número de trades, naturalmente reduz a pressão por resultados). Além disso, um depósito maior evita ser stopado pelo sistema de risco da corretora, hipótese esta que aumenta e muito o custo do stop (muitas corretoras fazem a zeragem automática da posição sempre que a operação estiver comprometendo de 70% a 80% do capital alocado).

Fechando as portas para o fator all-in

Quando disse que o gerenciamento de risco parte do pior cenário e que é preciso bom senso, me refiro justamente ao risco de cair na armadilha do fator all-in no Day Trade. Depositar uma quantia muito grande na corretora acaba abrindo a possibilidade de aumentar sua posição de forma equivocada, principalmente nas vezes em que o mercado chama.

Já abordei esse tema em outro artigo. Mas de forma breve, dizemos que o mercado chama naquelas situações em que um evento inesperado acontece, a outra ponta vem violentamente contra a sua posição, você passa a perder mais que o planejado na operação e surge a tentação de fazer preço médio, na esperança de arrumar o trade.

Adicionar mais lotes em uma posição já perdedora é uma armadilha que compromete todo o seu capital para Day Trade. Por isso, gerenciar o financeiro significa evitar os extremos, isto é, o capital alocado a risco não deve ser nem tão pequeno e nem tão grande, a ponto de possibilitar a prática do preço médio.

Sendo assim, o primeiro passo consiste em definir o tamanho do lote que você vai operar. Nessa parte, vale a regra já exposta: aloque uma margem suficiente para abrir ao menos 3 (três) boletas no dia. 

Além disso, tenha disponível, não necessariamente na conta da corretora, o equivalente a 5 (cinco) stops diários para que você possa operar com regularidade. Estará se enganando quem pensa que a rotina do trader é composta apenas por ganhos. Haverá sim dias em que você alcançará o stop e, portanto, será preciso transferir recursos para operar no dia seguinte.

Por fim, não deixe de bloquear o lote, tanto na corretora, quanto na plataforma, a fim de garantir que sua posição esteja condizente com a fase em que se encontra no trading.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

[the_ad id="35615"]
[the_ad id="37899"]

Mais vistos

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar:
 
Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.

A Comunidade Futuros Milionários é o mais novo Programa de Cursos da Scalper. Dentro da Comunidade você terá acesso aos melhores cursos do Mercado Financeiro.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.