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ArtigosAvançadoComo o Fluxo de Ordens exerce Causalidade sobre os Preços?

Como o Fluxo de Ordens exerce Causalidade sobre os Preços?

Eu sei como é difícil trocar de técnica, ainda mais se você gastou horas e horas estudando o mercado.

Mas o fato é que se você não fizer algo diferente, vai continuar sofrendo por ter que adivinhar se a próxima indicação será falsa, ou então por ter que decidir entre recalibrar os parâmetros dos indicadores ou manter a aposta de que os próximos sinais vão dar certo.

Assim sendo, se você quer definitivamente investir tempo em um método que dê sinais mais assertivos, eu te convido a ler esse artigo até o final:

 

2 Tipos de Fluxo de Ordens

Em essência, podemos dizer que existem 2 tipos de ordens:

  1. Ordens Limitadas
  2. Ordens a Mercado

Abaixo, temos um Book de Ofertas de uma opção (mas poderia ser de qualquer ativo outro ativo).

Todas as essas ordens são consideradas ordens limitadas, ou seja, elas foram enviadas pelos participantes e estão aguardando execução.

Dessa forma, qualquer ordem enviada para a Bolsa e que não tenha contraparte para ser executada, é imediatamente classificada como uma ordem limitada.

Nesse exemplo, se qualquer pessoa enviar uma ordem para comprar 10.000 a R$0,20 (ou a qualquer preço abaixo de R$0,20), essa será uma ordem limitada porque não gerará execução imediata (a melhor oferta de venda está a R$0,21).

Entretanto, se no mesmo exemplo alguém enviar uma ordem para comprar 10.000 a R$0,21, a execução será imediata porque a Bolsa entende que já existia um vendedor nesse mesmo preço. Por isso, essa será uma ordem classificada como “ordem a mercado”.

O ato de enviar uma ordem a mercado é popularmente conhecido como o ato de agredir.

Ou seja, agressão é o ato de consumir liquidez das ordens limitadas que aguardavam execução no Book de Ofertas.

 

Mecânica da Troca de Preços

Agora me responda: como os preços podem subir de R$0,20 (preço atual) para R$0,30, por exemplo?

Você concorda que para isso acontecer, primeiro deve vir um participante (ou um conjunto de participantes) e agredir todos os 211.100 lotes na venda a R$0,21, depois agredir todos os 566.100 lotes a R$0,22, depois agredir todos os 398.300 lotes a R$0,23 e por aí vai até R$0,30…?

Concorda que precisa acabar todos os lotes na venda a R$0,21 para o preço subir para R$0,22?

Se acabar a venda a R$0,21 e você quiser comprar, por exemplo,  ou você envia uma ordem de compra a R$0,21 e espera um vendedor te agredir ou você aceita pagar (agride) R$0,22!

Portanto, o preço só abre espaço para subir quando ordens a mercado consomem toda a liquidez num determinado nível de preço…

E a vontade ou necessidade de continuar comprando mais lotes é o que motiva os participantes a aceitarem pagar o próximo nível de preço!

É exatamente esse vínculo direto entre a agressão e o deslocamento de preço que prova a relação de causalidade entre agressão e preço.

Podemos afirmar que agressões exercem influência na troca de preço e isso pode ser medido de diversas formas. 

 

Primeiras Variáveis para Você Olhar no Fluxo de Ordens

Para que você consiga explorar alguma informação com análise de fluxo de ordens, você precisa percorrer alguns passos (e isso tende demorar uns meses).

O primeiro passo é conseguir identificar se a agressão é de compra ou é de venda.

E o segundo passo é avaliar o tamanho dos lotes agredidos e a velocidade com que as agressões ocorrem.

Quanto maiores os lotes e quanto mais rápido os players agredirem o próximo nível de preço, mais indícios de que existem grandes participantes atuando!

Você vai perceber com seus próprios olhos que existem movimentos em que o mercado sobe/cai sem agressões significativas e tem movimentos em que o mercado sobe/cai com muita agressão.

 Também vai perceber que a duração desses movimentos costuma ser proporcional ao nível de agressão!

Você que foi acostumado com indicadores vai ter muita facilidade de estudar essa relação entre agressão e o deslocamento de preço.

E para finalizar, estou muito feliz de você ter lido tudo até aqui. Demonstra que está empenhado em achar o seu melhor e isso nos motiva muito.

É raro encontrar pessoas com a mesma paixão sobre o mercado, e quando isso acontece, nós temos que incentivar ao máximo.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

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