Artigos > Comportamental > O que é a Psicologia do Trading?

O que é a Psicologia do Trading?

Podemos definir a psicologia do trading como o estado mental indispensável ao trader para que ele domine a si mesmo, seus impulsos, medos e comportamentos em geral, para que desenvolva, assim, a disciplina necessária para alcançar a alta performance no day trade.

Para quem está tendo os primeiros contatos com o mercado financeiro, ainda pode parecer que o mais importante é o conhecimento técnico de como ele funciona. Embora seja extremamente importante conhecer os fundamentos de mercado, como ele se movimenta e o que desencadeia essas movimentações, a verdadeira razão para a falta de consistência a longo prazo no trading é a ausência de preparo emocional do trader. Por isso que é tão comum encontrarmos histórias de traders que iniciam na profissão e até conseguem obter resultados interessantes, para depois perderem tudo nos meses seguintes. Talvez você mesmo seja uma dessas pessoas e acabou vindo parar aqui na Scalper em busca de algum insight para operar de forma mais eficiente.

Tirando os casos puramente aleatórios, como, por exemplo, quando o trader pega um excelente momento do mercado e, por pura ilusão, atribui o sucesso que obteve à sua própria competência, é no mínimo curioso entender por que alguém que conseguiu operar de maneira vencedora durante algum tempo acaba perdendo tudo meses depois. A razão, na imensa maioria das vezes, é que o trader não se preocupou em desenvolver a mentalidade adequada para operar de modo vencedor e consistente a longo prazo.

Quando esse for o caso, fatalmente em algum momento ele acaba cometendo um erro que o faz quebrar, seja perseguindo uma perda por questões puramente emocionais e egocêntricas, tentando vencer sua “revanche” para/com o mercado (a chamada espiral negativa), seja por “casar” com uma operação errada, ou ainda qualquer um dos erros clássicos de traders que ainda não completaram a curva de aprendizado.

Mas como faço para desenvolver meu estado mental como trader?

Sabendo que a atitude mental correta é indispensável para o sucesso no trading, você provavelmente deve estar se perguntando agora: “tudo bem, mas como eu posso atingir esse estágio mental?”

O primeiro passo é aprender a identificar os seus estados emocionais e reagir adequadamente a eles. É muito comum, por exemplo, que iniciantes no mercado encarem o trading quase como um jogo de cassino. Por exemplo, enxergar a possibilidade de obter altos ganhos em cima daquela quantidade infinita de números surgindo segundo a segundo na tela faz o trader ignorar os riscos envolvidos e, por um instante, experimentar a mesma sensação de um jogo de azar. E isso não ocorre somente com iniciantes: até traders mais experientes podem agir da mesma forma, ainda que inconscientemente.

Portanto, trazer a consciência e o poder de observação para os seus próprios mecanismos cerebrais é de fundamental importância para conseguir blindar a mente contra esses impulsos, que muitas vezes surgem de modo quase imperceptível. Como uma pequena semente, os impulsos acabam resultando em uma série decisões errôneas, trades de baixa qualidade, raiva e frustração, sentimentos que, por sua vez, conduzem o trader a mais decisões equivocadas, gerando um ciclo vicioso avassalador que pode “zerar” a conta de qualquer operador em velocidade recorde.

É claro que os mecanismos usuais do trader, como o stop loss, servem muitas vezes para protegê-lo de si mesmo, evitando que o estado emocional abalado por uma perda significativa o faça tomar decisões cada vez piores. Entretanto, você não pode esquecer que se o seu emocional for fortemente corrompido após uma série de perdas negativas, o sentimento de raiva e de querer “descontar no mercado” pode fazê-lo agir impulsivamente, passando por cima do seu stop diário e continuando a operar, fato este que, obviamente, só aumentará suas perdas.

Para se proteger contra os efeitos devastadores desse estado mental alterado, só há uma solução e ela sempre funciona: caso você perceba o seu nível de raiva e frustração aumentando rapidamente e, com ele, o revanchismo contra o mercado, PARE DE OPERAR IMEDIATAMENTE. Somente assim você fará a espiral negativa parar de latejar na sua cabeça e voltará a ter controle sobre as suas atitudes.

O desafio do gerenciamento do estado emocional é uma constante na vida do trader. Em geral, o trader começa a obter melhores resultados a partir do momento que aprende a identificar e a reagir adequadamente às mudanças em seu estado emocional, mas mesmo traders experientes podem, muitas vezes, tomar decisões impensadas no calor do momento. Por isso é tão importante jamais perder de vista o seu desenvolvimento mental e manter atitudes positivas enquanto opera.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

[the_ad id="35615"]
[the_ad id="37899"]

Mais vistos

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar:
 
Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.

A Comunidade Futuros Milionários é o mais novo Programa de Cursos da Scalper. Dentro da Comunidade você terá acesso aos melhores cursos do Mercado Financeiro.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.