Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioPrice Taker e Price Maker - o que é isso?

Price Taker e Price Maker – o que é isso?

Vários conceitos de mercado são pouco entendidos entre as pessoas físicas e são determinantes para seu sucesso como day trader.

Um desses conceitos é o de price maker e price taker.

Price Maker é o player que pelo próprio tamanho de seu lote total, faz o mercado andar. Isso porque para entrar e sair do mercado (na compra ou na venda) vai consumir a liquidez em vários níveis de preço, deslocando o mercado até acabar seu lote.

Quem são os price makers?

Bom, depende de cada mercado. Cada ativo tem sua dinâmica particular. No mercado de Ações, por exemplo, o maior grupo de players é o de institucionais (fundos de investimentos). Imagine um gestor de um fundo de ações que trabalhe no Banco do Brasil (uma das maiores casas de gestão do Brasil). Um gestor deve gerir cerca de R$ 10 bilhões de reais em ações (entre fundos passivos, setoriais e ativos). Imagine que esse gestor decida reduzir sua exposição no setor de petróleo por acreditar que não existe espaço para alta nas ações dada a interferência do governo na Petrobras.

Como Petrobras representa +- 5% do Ibovespa, esse gestor deve ter em sua carteira algo em torno de R$ 500 milhões de reais em Petrobras (se o benchmark do fundo for o Ibovespa e ele estivesse em uma posição neutra). Se o gestor decidir reduzir a exposição do papel para 20% da carteira (o que é absolutamente factível dependendo da política do fundo), ele deverá vender aproximadamente 4 milhões de ações.

Será que os preços caem quando alguém decide vender essa quantidade? Se não houver um comprador com as mesmas proporções, certamente o preço deverá cair enquanto as ordens desse gestor estiverem sendo executadas.

Outro exemplo é uma tesouraria de um grande banco atuando no dólar futuro. Quantos lotes você acha que um tesoureiro tem de limite para fazer uma posição na moeda? Depende do banco e depende do cenário, é claro. Mas é comum que bancos como o Bradesco, Itau, Pactual e etc. fiquem expostos em 10.000, 15.000 mil contratos. As vezes muito mais que isso…

Agora te pergunto, é possível comprar 10.000 lotes de dólar sem ter que pagar bem mais caro para entrar no mercado do que o último preço do mercado?

Claro que não!

O simples fato de alguém decidir comprar ou vender vai fazer o mercado andar, pois terá que consumir a liquidez em vários níveis de preço para achar a contraparte para o lote todo.

Isso está presente todos os dias e em todos os demais ativos, como DI (taxa de juros), Opções, Índice Futuro e etc… Todos possuem particularidades. Em cada ativo tem uma dinâmica diferente e consequentemente o conjunto de players também é diferente.

E quem são os price takers?

Os price takers são os participantes que não possuem lote suficiente para impactar no mercado a ponto de fazê-lo oscilar. Da mesma forma, como citei um pouco antes, cada mercado e ativo tem sua particularidade. Normalmente são traders pessoas físicas, arbitradores ou pequenas empresas buscando proteção.

O mais importante para levar em conta é o conceito de quanto impacto causa no mercado o fato de um player decidir comprar ou vender.
Isso é que realmente define se é um price maker ou price taker.

Por exemplo, eu sou puramente price taker nas minhas operações. Meus lotes no Dólar Futuro não tem impacto algum no mercado!

Muito provavelmente você também é price taker em suas operações.

Esta definição de price taker e price maker é muito importante, pois determina, inclusive, a escolha do estilo operacional a ser usado como embasamento do processo decisório.

Price makers, naturalmente, devem ter opinião, análise e expectativa sobre a direção futura dos preços. Estes players geralmente são bem relacionados, possuem acesso à informação e contam com uma experiente e significativa área de economia e análise que os ajuda a identificar probabilidades. Estes players se preocupam mais com o que vai acontecer do que com o que já aconteceu.

Os price takers, por sua vez, não possuem o mesmo grau de relacionamento e muito menos acesso às áreas de economia e análise que os grandes players possuem. Essa “desvantagem” de acesso à informação naturalmente gera uma “desvantagem” na esfera analítica, ou seja, tornando qualquer opinião ou expectativa um pouco mais atrasada.

Estes players são forçados, tanto pela desvantagem de informação quanto pela movimentação dos price maker no mercado, a embasarem suas análises mais em dados correntes sobre o próprio ativo do que em expectativa sobre o que vai acontecer baseado em cenários.

O que quero dizer aqui é que o price maker tem condições de avaliar os fundamentos e criar uma expectativa sobre a direção dos preços, enquanto o price taker não possui, ou possui grande desvantagem.

Traduzindo em português mais claro, o processo decisório do price taker é baseado em estilos operacionais que dependam de extrair informação do próprio mercado que esta operando, como por exemplo: preço, volume, e as variáveis que usamos na leitura de fluxo de ordens.

E sabe por que eu escrevi sobre isso?

Porque acredito que tenha que assimilar que nem todos os players operam da mesma forma que você. Quem nem todos os players têm o mesmo tamanho que você. Quem nem todos os players buscam a mesma coisa que você… Ou seja, existe uma diferença clara entre os players e principal

Conhecer esse conceito não vai te ajudar a sair ganhando amanhã, mas com certeza vai ajudar a virar o jogo e solidificar a base do conhecimento necessário para adequar a sua estratégia para tirar proveito da atuação de quem realmente faz o mercado andar.

Você tem que aprender a pensar assim. É aqui que está sua vantagem!

Aprender os fundamentos do mercado… Entender com o mercado realmente é… Conhecer a atuação dos grandes participantes é o único caminho para o sucesso…

Você precisa entender as variáveis de Tape Reading e como elas impactam todas as tomadas de decisão no mercado!

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.