Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioQual é o momento certo para aumentar o lote no Day Trade?

Qual é o momento certo para aumentar o lote no Day Trade?

Uma queixa muito constante e que pode atrasar seriamente a evolução dos traders iniciantes diz respeito ao momento certo de aumentar o lote.

O início no trading é doloroso. Lidar com os altos e baixos da fase de aprendizado, principalmente nos dias em que perdemos dinheiro, é um desafio quase que instransponível para muitos aspirantes a trader.

O erro de aumentar o lote antes da hora normalmente dá as caras quando o trader iniciante faz as contas e percebe que o pouco que ganha é insuficiente até mesmo para pagar os custos fixos da profissão (corretagem, custos Bolsa, plataforma etc.).

Para ao menos trazer o conforto de encerrar o mês no “zero a zero” (não tive lucro, mas também não tive custo), muitos acabam aumentando o lote na ilusão de conseguir arcar com essas despesas fixas. Contudo, o trader que toma essa atitude esquece que qualquer passo no mercado sem uma análise de risco realista implica em um perigo maior, pois o resultado cresce em ambas as vertentes: no lucro e no prejuízo.

E o roteiro que mais se repete é a ocorrência de um prejuízo maior do que o trader está acostumado e a perda de todo o ganho que ele acumulou operando com o lote menor. Onde estaria o erro em sua atitude?

O erro está em aumentar o lote por necessidade, e não por mérito. Aumentar o lote é uma etapa natural do processo de evolução no trading, mas o aumento deve ocorrer pelas razões certas, e não pelas erradas.

Componentes do mérito: foque o processo

Sim, a fase de aprendizado carrega uma carga emocional muito grande, porque leva-se tempo até desenvolver as habilidades que o trading exige e as obrigações que assumimos em nossa vida não se importam com isso. O fato de você ainda estar aprendendo uma nova atividade não o exime de ter que arcar com as contas e demais responsabilidades que a vida adulta nos impõe. Por isso é tão importante fazer um planejamento financeiro que lhe dê tranquilidade para aprender. Acredite: não se preocupar com contas a pagar encurta bastante a duração da fase de aprendizado no trading.

Pois bem, quando digo que o aumento do lote deve ser por mérito, quero que o jovem trader entenda que há etapas anteriores a serem cumprida0 . Essas etapas são o desenvolvimento das habilidades fundamentais que compõem o trading, sobretudo conhecimento de mercado, leitura e tempo de tela, agilidade e gestão de risco. Ou seja, você precisa vivenciar vários tipos de mercado, com diferentes níveis de volatilidade, para aí sim reconhecer cenários condicionais e realizar bons trades. A experiência acumulada, assim como em qualquer outra profissão, terá um papel muito relevante para sua evolução profissional. 

Por isso, enquanto você acumula tempo de tela e experiência, o foco deve ser em “entender o jogo”, isto é, descobrir o que funciona e o que não funciona, o que dá certo e o que dá errado no trading. A fase de aprendizado é a hora de cometer todas as falhas possíveis, pois o custo é pequeno e incapaz de tirá-lo do mercado.

No entanto, quando você antecipa etapas e amarga um prejuízo maior do que normalmente aceita, essa comparação de financeiro entre o quanto ganhou e o quanto perdeu acaba te assustando, abalando também a confiança em sua capacidade de fazer dinheiro e/ou se recuperar das perdas.

Como desenvolver a confiança e evoluir consistentemente

Primeiramente, comece a operar sempre com o menor lote possível, independente do quanto de capital você pode dispor. Tenha em mente que, no início, seu objetivo será o de entender como funciona o mercado e encontrar o que funciona ou não para o seu operacional. Quanto mais você se conhecer e se adequar ao mercado, mais consistente será sua base.

Na medida em que os resultados começarem a aparecer e, estatisticamente, estiver com mais dias positivos, os ganhos financeiros acumulados trarão um empoderamento, um aumento de confiança na própria capacidade de fazer dinheiro no mercado. É a partir deste momento que você deve aumentar o lote e colocar à prova o seu desenvolvimento.

Caso os resultados se mantenham consistentes, continue aumentando o lote, desde que acumule em uma amostragem de 10 (dez) dias, ao menos 7 deles (sete) positivos, com mais de 50% da meta atingida.

Um processo nada mais é do que uma série de atos que, quando executados dentro de uma determinada lógica, tendem a produzir um resultado esperado. Esse é o processo que levará você a construir uma base de conhecimento consistente no trading. Não queira pular etapas, dê tempo ao tempo e deixe o conhecimento amadurecer. Quando menos esperar, seguindo o passo a passo proposto, você terá evoluído e estará mais próximo daquilo que os traders mais experimentes já têm: uma NOVA VIDA!

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes


Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.