Se você está tentando operar na Bolsa de Valores como trader, provavelmente já se deu conta de que sem um bom simulador de day trade você dificilmente conseguirá atingir a eficiência operacional sem ter que correr riscos significativos operando a conta real.
Entretanto, com dezenas de plataformas disponíveis por aí, é fácil se distrair e acabar escolhendo um simulador pelos motivos errados. Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a escolher o melhor simulador para day trade.
O que um bom simulador deve possuir
Para que um simulador possa ser realmente efetivo no objetivo de te tornar um trader consistente, ele precisa atender a alguns requisitos básicos, como: acompanhamento em tempo real do mercado, prática de diferentes cenários, replay de mercado, entre outros.
Poder operar uma conta fictícia em tempo real com o mercado é o primeiro passo para te dar a sensação do que é ser um trader, mas tome cuidado, pois existe uma limitação intransponível de qualquer simulador, por melhor que ele seja: um simulador jamais vai poder fazer você experimentar o gosto amargo das perdas para o mercado e ter de recompor o emocional rapidamente para continuar operando. Por isso, muitas vezes é comum que o trader iniciante se torne excessivamente confiante com os resultados que obtém no simulador, até ir para conta real e ter um choque de realidade.
Já falamos anteriormente sobre o conceito da psicologia do trading, (link), que, de forma resumida, é o grau de controle mental e emocional que o trader precisa ter para operar de forma eficiente e consistente. A psicologia do trading é imprescindível para obter bons resultado e, em muitos casos, é até mais importante do que possuir o setup ou estratégia correta para operar. Infelizmente, o desenvolvimento dessa parte psicológica nunca estará 100% completo antes que você, de fato, comece a operar dinheiro real, independentemente de quão bom seja o simulador que você escolher. Mas nem por isso vamos deixar de lado o simulador. Tudo que colabora para minimizar o impacto de operar na conta real deve ser utilizado, o que nos leva ao segundo ponto de um bom simulador.
Treinar diferentes cenários de mercado é de suma importância para que o trader possa chegar à conta real bem preparado. Por mais que você aprenda como o mercado funciona e tenha consciência da melhor decisão a ser tomada, quando estiver operando de verdade, você continuará sendo um ser humano e é um fato que a grande maioria das pessoas perde, pelo menos, uma parcela de sua capacidade de raciocínio quando está sob pressão emocional.
Essa realidade nunca deixará de existir para o trader. O ideal seria deixar as expectativas de lado e operar com total neutralidade, mas nem sempre isso será possível. Leva-se tempo e será preciso muita prática para gerenciar corretamente as emoções e responder adequadamente ao que a situação exigir. Por isso que o treino no simulador é fundamental; você já terá acumulado uma experiência valiosa quando partir para a conta real.
Por fim, o replay de mercado é um atributo fundamental de qualquer bom simulador para day trade. Trata-se de uma ferramenta que lhe permite reproduzir o que ocorreu em um determinado momento do dia após o fechamento do pregão. Assim, através da análise e revisão de como operou naquele dia, você vai ganhando cada vez mais consciência de quais são suas falhas e os seus pontos cegos no trading, conhecimento este fundamental para alcançar a alta performance, uma vez que, depois de um determinado momento, o seu progresso se dará mais pela correção das falhas do que por algum aprendizado especial.
Escolhendo o seu simulador para Day Trade
Se você já está pesquisando plataformas para day trade há algum tempo, com certeza já ouviu falar na Nelógica, que é atualmente a maior desenvolvedora de plataformas de trading no Brasil.
ProfitPro da Nelogica é a plataforma que ajudamos no desenvolvimento, que usamos no nosso dia a dia… E a plataforma que recomendamos!
Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!
Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes