Artigos > Intermediário > Como surgiu o Tape Reading?

Como surgiu o Tape Reading?

O Tape Reading, ou análise do fluxo de ordens, é uma técnica de trading onde se acompanha a leitura dos negócios fechados juntamente com a dinâmica do book de ofertas. Em essência, o Tape Reading fornece ao trader uma alavanca, ou seja, um meio de se aproveitar das informações mais qualificadas obtidas pelos grandes players do mercado mesmo sem saber quais são exatamente. O Tape Reading busca identificar mudanças na movimentação dos preços provocadas por esses players e, assim, se posicionar no mesmo sentido que eles de modo a obter uma fatia dos lucros desse movimento para si.

Para entender melhor o Tape Reading, você precisa compreender dois conceitos básicos: Book de ofertas e Agressão. O Book de ofertas é a ferramenta que registra todas as ofertas de compra ou de venda, em seus diferentes preços e quantidades. Assim, sempre que um operador tem a intenção de comprar ou vender uma ação a um determinado preço, essa informação é incluída no book de ofertas, para que o mercado tenha ciência dela, e fica aguardando o comprador ou vendedor que irá concretizá-la. Chamamos a este último de Agressor, pois ele agride o mercado, dando início a uma transação.

Embora a ideia do Tape Reading seja simples, na prática acabam surgindo outros fatores que complicam um pouco a sua execução. Um dos principais é o próprio “barulho” do mercado, já que milhares de ofertas de compra ou de venda são enviadas ao book de ofertas de momento a momento, sendo difícil para o trader iniciante diferenciar a agressão provocada por um grande player da agressão comum, sem relevância, para o seu operacional, habilidade esta que só é possível de aprender com horas e mais horas de prática em frente à tela.

Dada a importância e relevância do Tape Reading para traders, nada mais lógico do que entender como essa técnica se formou.

A história do Tape Reading

O Tape Reading é um método quase tão antigo quanto as modernas Bolsas de Valores em si. No ano de 1867, surge a primeira máquina de telégrafo, que imprimia em uma pequena fita de papel os preços e as quantidades de ações negociadas na Bolsa, de modo que não era mais necessário para as corretoras e bancos depender de alguém no salão de negociação para ter acesso a essas informações.

O Tape Reading passa então a se popularizar rapidamente entre os operadores de pregão das Bolsas de Valores americanas, visto que fornecia uma base concreta para a tomada de decisão e, ao mesmo tempo, baseava-se na ideia de aproveitar o início de uma nova de movimentação de preço, gerada a partir da atuação de grandes investidores institucionais, muitas vezes munidos de informações mais qualificadas que o Tape Reader médio.  

Poucos anos depois, com o surgimento do telefone, o Tape Reading passa a se tornar ainda mais dinâmico, pois os operadores de bancos e corretoras baseados no pregão recebiam suas ordens de compra/venda diretamente pelo telefone. Da sede de seus escritórios, os players institucionais enviavam suas ordens a esses operadores e o leitor de fluxo se beneficiava da leitura da fita dos negócios executados, percebendo ainda mais rápido o início de uma grande movimentação de preço no mercado.

Nesse momento inicial do Tape Reading, é interessante notar que muitas vezes os operadores autônomos se posicionavam em locais estratégicos no pregão para observar as ordens executadas pelos representantes dos grandes players e assim, atuar na mesma direção que eles, possibilidade esta que deixou de existir com o advento dos meios eletrônicos de negociação. É justamente por estar observando o comportamento dos demais participantes que o Tape Reading pode ser classificado como uma habilidade de leitura comportamental. Atualmente, com o fim do pregão de Viva Voz, a técnica do Tape Reading precisou se reinventar e passou a fazer uso de novas ferramentas. Entre essas, a mais importante é a plataforma de negociação utilizada pelo trader, que precisa contar com baixíssima latência e alta velocidade de execução, para que possa aproveitar as oportunidades que surgem com a entrada de um grande player no mercado.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

[the_ad id="35615"]
[the_ad id="37899"]

Mais vistos

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar:
 
Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.

A Comunidade Futuros Milionários é o mais novo Programa de Cursos da Scalper. Dentro da Comunidade você terá acesso aos melhores cursos do Mercado Financeiro.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.